160. Caroços de jaca cozidos.
Brasil.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026.
03:00 da tarde.
Vocês sabiam que é possível cozinhar e também assar caroços de jaca e que eles ficam uma delícia! Um brinde a quem descobriu que se cozinhasse e assasse caroços de jaca dava pra comer e rendia um bom prato, nutritivo e saudável para acrescentar à dieta! 🍾🎉🥂
Alguns dias atrás eu comi uma jaca dura que chegou aqui em casa lá das jaqueiras da Asa Sul, em Brasília, no DF, e matei uma saudade que estava me matando havia mais de 20 anos, quando acho que em 2002 ou 2003 eu comi jaca pela última vez, na Bahia (Detalhe: Eu vim pro DF em 2003!)! Eu nunca comi uma jaca durante os 20 anos que morei no DF! Mas matei essa vontade morando há quase dois anos aqui na Cidade Ocidental, em Goiás! E aproveitei pra guardar no congelador alguns caroços, 20, no total, pra cozinhar depois. Cozinhei ontem e matei outra vontade de quando eu comi caroços de jaca cozidos da casa-chácara do meu avô paterno pela primeira e última ou única vez, ao que me lembro, em 1999! E ficaram assim:
Nos caroços há três películas a serem tiradas. A primeira é antes do cozimento (Não registrei em fotos essa parte), a segunda é depois do cozimento e a terceira e última, que fica mais rente ao caroço, é opcional! Dependendo da quantidade de caroços, deve-se cozinhar em consideravelmente pouca quantidade de água, até para evitar desperdício desse recurso natural tão precioso, na panela de pressão por cerca de 20 minutos, com ou sem sal, ao nosso gosto.
Deixem nos comentários se vocês já sabiam que é possível cozinhar os caroços de jaca e se já experimentaram esta iguaria. 💋🍽️ Se experimentarem fazer seguindo o passo a passo dado aqui no blog, bom apetite!
Por gentileza, não esqueça de deixar um comentário se essa postagem te ajudou ou vai te ajudar de alguma forma. Isso ajuda muito no crescimento e na continuação do blog. Obrigada!
Se for compartilhar qualquer receita encontrada aqui em outras páginas da web ou realizar alguma receita daqui e postar não esqueça de creditar o blog inserindo junto o link da receita.
Se os comentários de um post/uma receita não estiverem ativados você pode deixar um comentário sobre a receita que te ajudou num post anterior, que também estará me ajudando muito a divulgá-la e a incentivar outras pessoas a comentarem.
Veja também, no blog:
Visite e conheça meu blog Cartas da Gleize.





Comentários
Postar um comentário
Por gentileza, não esqueça de deixar um comentário se alguma receita encontrada aqui te ajudou ou vai te ajudar de alguma forma. Isso ajuda muito no crescimento e na continuação do blog. E siga o blog para ver mais receitas como esta em sua lista de leituras do Blogger. Obrigada!
Se for compartilhar qualquer receita encontrada aqui em outras páginas da web ou realizar alguma receita daqui e postar não esqueça de creditar o blog inserindo junto o link da receita.