164. Pêssegos em Calda.
Brasil. Segunda-feira, 01 de junho de 2026. 08:00 da manhã. Ingredientes: 1 litro de água 1 xícara de açúcar 1/2 limão fatiado (opcional) Cravos ou cardamomos (opcional) 8 pêssegos com casca (lave-os bem). 🍑🍑🍑 Modo de preparo: Leve ao fogo todos os ingredientes, menos os pêssegos. Ferva por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando para garantir que o açúcar dissolva. Corte os pêssegos ao meio, acrescente-os à calda, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Durante esse tempo, os pêssegos cozinharão e absorverão os aromas um pouco mais. Quando os pêssegos estiverem mornos, em uma temperatura suportável ao toque, despele-os e retire os caroços. Você pode guardar os pêssegos na própria calda (na geladeira) depois de tirar a casca e parti-los, mas retire as fatias de limão para não amargarem. 🍑🍑🍑🍑🍑 Informações adicionais nos comentários. Bom apetite! 🍴 Por gentileza, não esqueça de deixar um comentário se essa postagem te ajudou ou...
Essa receita veio no verso de uma embalagem de milho para canjica Palheiro.
ResponderExcluirAqui em casa se come canjica de todos os tipos, kkk.
ResponderExcluirNão sei se te falei já morei em Brasília e o hábito veio das festas
juninas, a gente frequentava festa de faculdade, igrejas, e festas comunitárias
atrás das canjicas, kkk. Até as dá padaria pão dourado e as canjicas do Dona
de casa a gente comia, kkk.
Boa semana.
Oi, Janicce.
ExcluirNa época do meu início na escola eu não gostava nem de arroz doce e nem de mungunzá ou canjica (gosto de chamar de mungunzá 🙈 😊). Tinha dias que eu até evitava, por acabar se tornando um lanche repetente e comum ao longo das semanas e dos meses, e ficava com fome, embora me arrependesse já naquele momento, porque eu não gostava de ficar com fome na escola. Mas eu fui me acostumando e os meus pais começaram a fazer em casa também e eu passei a gostar dos que os meus pais faziam e acabaram se tornando predileções minhas. Essa com amendoim eu ainda não experimentei e nem sabia que era possível acrescentar amendoim a uma receita de canjica, quer dizer, eu não sabia que adicionavam e que era uma opção adicionar, até ler essa e outras receitas de canjica da minha coleção que levam amendoim. Uma coisa que eu reparei quando cheguei ao DF e passei a estudar nas escolas daqui foi que os milhos que usavam pra fazerem a merenda, o lanche, eram brancos, mas quando eu estudava na Bahia os milhos utilizados eram amarelos e eu estranhei quando cheguei aqui, mas depois me acostumei também, levei anos, mas me acostumei. 😂
Acho que já me contou que morou em Brasília, sim, e que sempre que possível vem visitar a cidade. 💕
Lindas lembranças as que compartilhou comigo.
Obrigada pela visita e comentário e volte sempre. Esqueci de falar no meu comentário de resposta ao seu comentário em outra postagem do blog, mas nesse ano as receitas estão sendo postadas todos os domingos de manhã, então todo domingo pela manhã tem uma nova receita saindo do forno. 🙂
Boa semana e até a próxima! 🎈